Litotripsia

Litotripsia Extracorpórea Por Ondas de Choque


O que é?

A Litotripsia Extracorpórea por Ondas de Choque, mais conhecida como LECO, representa uma das principais alternativas para o tratamento de cálculos urinários. É um procedimento terapêutico não invasivo para eliminação de cálculos urinários realizado em nível ambulatorial, muito bem tolerado e de baixo risco, que permite a fragmentação dos cálculos dentro do organismo através da aplicação de ondas extracorpóreas, reduzindo os cálculos a minúsculos fragmentos, eliminados pela urina do paciente, sem a necessidade de cirurgia e internação.

Indicação do Tratamento:

Atualmente, todos os cálculos urinários com indicação cirúrgica podem ser tratados com a ajuda da LECO, salvo aqueles casos que se enquadram nas contraindicações. Assim sendo, todos os cálculos, que levam à obstrução uretral e/ou renal com dor forte e persistente, têm indicações para LECO.

Contra-indicações:

As gestantes, os pacientes com aneurisma da aorta abdominal ou distúrbios hemorrágicos não passíveis de correção, obesidade mórbida, alterações anatômicas graves ou funcionais que dificultam a eliminação, febre.

OBS: Os pacientes com marcapasso devem ser avaliados por um cardiologista e, se considerada a LECO, o mesmo deverá estar presente.

Orientações no Tratamento:

Nos casos de pacientes que utilizam anticoagulantes e antiagregantes (aspirinas – AAS – Heparina), é recomendada a suspensão temporária do medicamento, para evitar hemorragias;

Na eventualidade de uma fragmentação incompleta do cálculo uma nova sessão poderá ser indicada, principalmente para os cálculos grandes ou excessivamente duros;

Este tratamento é realizado seguindo normas rígidas de controle de qualidade e precisão, não ocorrendo lesões em outros órgãos;

É comum haver sangramento pela urina logo após o tratamento que cede espontaneamente;

Pode ocorrer cólica, que, no entanto pode ser controlada pelo uso de analgésicos;

É indicado o aumento de ingestão de líquido, após a sessão (2 a 3 litros).

Cerca de 20% da população sofre de problemas renais e quem já teve cólica de rim, sabe como são dolorosas.

A partir de hoje isso já não é mais problema. Isso porque há três anos disponibilizamos o que existe de mais moderno para o tratamento de cálculos no sistema urinário.

Nosso equipamento se destaca por apresentar atributos que o referenciam como tecnologia de ponta. Essa geração tecnológica se diferencia por ter foco mais preciso e energia concentrada, que permitem maior visibilidade ao profissional que está operando.

A técnica consiste em um método de tratamento que visa a fragmentação de cálculos localizados nos rins, bexiga e ureter, por meio de ondas de choque extracorpóreas, permitindo que o paciente possa eliminá-los naturalmente pela urina, com o mínimo de desconforto.

A duração de uma sessão de Litotripsia é de cerca de 30 a 50 minutos e o paciente pode exercer sua atividade habitual no mesmo dia.

O sucesso no tratamento é caracterizado quando o paciente, após um período de observação de três meses, fica livre do cálculo ou mantém cálculo menor que 4 mm, estando assintomático. A eficácia do tratamento deve considerar, ainda, a necessidade de retratamento e se há complicações frequentes.



Weltec Consultoria Representação Locação Comércio e Importação Ltda. – São Paulo – SP. Tel/Fax: (11) 5687-2069 / 5548-7738